Vamos Conversar?

Importância do Teste de Aparelho Auditivo

Entenda a importância do teste de aparelho auditivo para fazer uma escolha mais assertiva e ter uma adaptação tranquila e confortável.

 

Eu realmente preciso de um aparelho auditivo?

O primeiro passo para saber se você, de fato, precisa de aparelhos auditivos é fazer uma consulta com o médico otorrinolaringologista. Ele é o responsável por avaliar a sua condição clínica e solicitar o exame de audiometria e outros que achar pertinente.

Com os resultados do seu exame de audiometria e outros parâmetros clínicos, o médico irá avaliar a necessidade de uso de aparelhos auditivos, ou de outra solução mais adequada. Há uma série de soluções auditivas que podem ser empregadas, caso um aparelho não seja o ideal para você.

Após a indicação médica, o próximo passo é realizar uma consulta com fonoaudiólogo e o teste de aparelho.

 

Como funciona e para que serve o teste de aparelho auditivo?

A função de todos os aparelhos auditivos é permitir que o paciente tenha acesso aos sons, possibilitando a escuta. Os aparelhos não devolvem a audição da mesma maneira, existem várias tecnologias disponíveis e a principal diferença entre elas está nos algoritmos. Isso significa que cada empresa possui um tipo de tratamento acústico, além de uma série de diferentes níveis de tecnologias. Por isso, é fundamental que o processo de escolha do aparelho auditivo seja orientado por um profissional especializado.

O fonoaudiólogo fará uma avaliação da condição auditiva, do estilo de vida e das necessidades de cada paciente. Só então ele poderá indicar o aparelho com a tecnologia necessária para cada caso. Após essa seleção, o paciente poderá realizar o teste de aparelho auditivo por até 7 dias, esse é o tempo ideal para que o paciente possa sentir como o aparelho pode ajudá-lo em diferentes situações e ambientes de escuta. A ideia dos 7 dias é para que o paciente passe por todo o ciclo de atividades de uma semana completa: reuniões de trabalho, refeições em restaurantes, encontros de amigos, convivência familiar dentro de casa, cinema, shows, etc.

Mesmo com a possibilidade do teste, precisamos ter em mente que a adaptação aos aparelhos auditivos é um processo que pode variar de paciente para paciente. Saiba mais em “Preciso de aparelhos auditivos, e agora?”

Realizar o teste de aparelho auditivo é importante para que você possa fazer uma compra consciente e escolher aquele que mais te agrada. Aqui na CONSI prezamos muito pela orientação e atendimento, um paciente bem orientado quanto a sua condição e como a tecnologia pode ajudá-lo faz toda diferença no processo terapêutico e de adaptação. Agende uma consulta e tire suas dúvidas: Agendamento

 

Como os aparelhos auditivos podem ajudar?

Quando a maioria das pessoas pensam em um aparelho auditivo, elas imaginam aparelhos grandes e presos em suas orelhas. Pior ainda, você pode ter notado que os aparelhos auditivos parecem não funcionar bem para algumas pessoas. A pergunta que fica é “será que eles poderiam funcionar bem para mim?”.

Sim, os aparelhos auditivos funcionam muito bem! A tecnologia já avançou absurdamente nos últimos anos e tornaram o som mais nítido e claro. Hoje, esses minúsculos dispositivos são altamente tecnológicos e podem melhorar consideravelmente a sua comunicação, o seu relacionamento com as pessoas e até mesmo o funcionamento do seu cérebro, mas apenas se você os usar adequadamente. Não há milagre, a adaptação é um processo e eu explico melhor neste outro texto “Preciso de aparelhos auditivos, e agora?”.

Além do uso constante, a escolha do melhor modelo de aparelho e do nível correto de tecnologia necessária é fundamental para o sucesso terapêutico e conforto do paciente, por isso a importância do teste de aparelho auditivo.

 

Fga.: Marina Cavalcanti

CRFa. 2-21178

Copyright © CONSI- APARELHOS AUDITIVOS 2021 . Todos os direitos reservados